Pais e mães: saibam o que causa a intolerância à lactose no bebê

Home » Brasil / Mundo, Notícias » Pais e mães: saibam o que causa a intolerância à lactose no bebê

07/09/2015 11:09 - Atualizado em 07/09/2015 11:09

A intolerância à lactose é uma desordem comum causada pela inabilidade em digerir a lactose, um açúcar presente no leite e derivados. Normalmente provoca sintomas como desconforto abdominal, flatulência, diarreia e dor abdominal. Evitar o leite e derivados aliviar a maioria dos sintomas da intolerância à lactose. As moléculas de lactose não podem ser absorvidas diretamente pelo corpo. Portanto, a lactose é quebrada em moléculas menores (glicose e galactose) a fim de ser absorvida e transportada pela parede intestinal. Geralmente, a lactose é quebrada por uma enzima chamada de lactase, muitas vezes deficiente em pessoas intolerantes.

Os níveis de lactose são maiores ao nascer e vão diminuindo com o tempo. A parede intestinal pode ficar mais danificada por muitas razões, normalmente por infecções ou certos medicamentos. Algumas das possíveis causas da deficiência de lactase incluem gastroenterites provocadas por vírus, bactérias ou vermes, doença celíaca, doença de Crohn, radioterapia, enteropatia diabética, enteropatia por HIV e algumas drogas quimioterápicas. Asiáticos têm um declínio mais acentuado da lactose com o tempo, seguidos pelos americanos nativos, afro-americanos e hispânicos. A quantidade de lactose na dieta e a diferença da microbiota intestinal são outros fatores que determinam a variabilidade e severidade dos sintomas em algumas pessoas.

A forma mais eficaz de tratar os sintomas da intolerância à lactose é modificar a dieta, evitando o consumo de laticínios. Suplementos de lactase também estão disponíveis, ajudando o sistema digestivo em quebrar produtos contendo lactose. Repor o leite com substitutos, como a soja, leite de soja, de arroz ou de amêndoas, são algumas opções para pessoas com esse quadro. Entre os produtos com lactose o iogurte é o mais bem tolerado, pois a bactéria utilizada na produção do iogurte contém lactase e consegue quebrar a lactose em glicose e galactose antes de ser ingerido.
Lactose



whatsapp_jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top