Quando um tratamento com aparelho ortodôntico chega ao fim, o paciente fica todo satisfeito por ter alcançado seu melhor sorriso. Apesar disso, o procedimento continua de uma outra forma, com a utilização dos aparelhos móveis ativo e de contenção. O objetivo é evitar a volta daqueles dentes desalinhados.

“Existem aparelhos móveis ativos que realizam algum tipo de movimento dentário. Os aparelhos móveis de contenção têm por objetivo somente a estabilização da oclusão”, comenta a ortodontista Mayra Salaro.

O tratamento com os aparelhos removíveis após o uso de aparelhos fixos é necessário para que os dentes movimentados não voltem às suas posições antigas. Existem algumas fibras colágenas que “puxam” o dente para posição anterior. Além disto, o osso em torno do dente também deve ser reorganizado.

Já a contenção, como o nome já diz, tem que conter os dentes em seus devidos lugares até que o organismo refaça ou reorganize essas fibras, mantendo os dentes na nova posição e atingindo uma melhor estabilidade para um sorriso mais harmonioso.

Em contenções móveis, deve-se removê-las para alimentação e escová-las também. “Alguns produtos próprios para limpeza dos modelos em acrílico são indicados para evitar o mau odor. Já as contenções fixas devem ter maior atenção na hora da higiene, pois como são coladas no dente, dificultam na escovação e no uso do fio dental”, explica Mayra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here