Ourinhos, através da Secretaria de Cultura, receberá nesta sexta, 01, das 16h às 21h30, mais uma edição, o Circuito Sesc de Artes.

O evento oferece atividades culturais nas áreas de artes visuais, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. A programação ocorrerá no Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Junior (Casa dos Ingleses) ou em caso de chuva no ginásio da ETEC, reforçando assim a ideia do espaço público como um local de encontros, trocas e parcerias.

Amanhã, artistas dos mais variados gêneros e estilos ganham os ares de Ourinhos. São circenses com malabares, jogos cômicos, acrobáticos e de equilíbrio e dançarinos cheios de fôlego e gingado. Atores em espetáculos cativantes e escritores que desafiam a nossa sensibilidade. Músicos que inspiram poesia e filmes que convidam para um universo paralelo.

Conectar pessoas, provocar os sentidos e despertar novas ideias em meio ao cotidiano das cidades são as intenções dessa programação, totalmente gratuita e voltada para todas as idades.

Além da programação na praça, conteúdos exclusivos serão registrados na Internet. Onde será possível acessar histórias e imagens que estão marcadas na memória dos habitantes de cada lugar por onde passar o Circuito Sesc de Artes.

Programação:

Traquitanas Mecânicas
A ideia nesta oficina é conhecer e experimentar os princípios da arte cinética, que explora efeitos visuais causados por ilusões de ótica ou movimentos físicos, sejam mecânicos ou elétricos.

Cine Magia
Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913.

Encontro Cafuzos
Com a proposta de experimentar diferentes formas de narração em suas relações com o público e com o espaço, sem perder o compromisso com o fortalecimento da tradição oral, as narradoras percorrem espaços internos e externos e também espaços públicos abertos, de acordo com os locais onde a ação é realizada, propondo encontros mediados por histórias vinculadas às culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. Com Daniela Landin, Roberta Stein e Rosana Borges.

Palavra + Imagem – Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas.
Inspirado pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, o Gabinete das Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação em artes visuais, cinema e literatura.
Um acervo de 80 livros ilustrados, um ateliê com diversas oficinas e uma seleção inédita de curtas-metragens de Georges Méliès estarão à disposição dentro de um Gabinete que será instalado em praças públicas. O cenógrafo William Zarella é o criador do gabinete que vai passear pelo Estado de São Paulo durante o Circuito Sesc de Artes.

DJ MAM e Os Fabullosos
Formado em outubro de 2012 na Baixada Fluminense, o quarteto composto por CL Fabulloso, DG Fabulloso, Leony Fabulloso e GN Fabulloso é um dos mais conhecidos grupos na Batalha do Passinho, concurso de dança entre jovens das favelas e zona periférica do Rio de Janeiro. Nesta apresentação ao som do DJ MAM, que embala os movimentos de embolada e cruzada com funk carioca, carimbó, tecnobrega, baião, maracatu, xote, samba de roda, entre outros. Duração: 60 min. Com DJ MAM. Dançarinos: CL Fabulloso, DG Fabulloso, Leony Fabulloso e GN Fabulloso.

Movimento número 1: O Silêncio de Depois…
Quatro personagens refletem sobre suas memórias após uma violenta desocupação do espaço onde moravam para a construção de uma linha férrea. Histórias que povoam o imaginário do negro brasileiro e da sociedade vêm à tona e pretendem levantar questões acerca das consequências da diáspora África-Brasil.
Para criar o espetáculo, o Coletivo Negro tomou como base fotografias de família, cartas, poemas, receitas de vó, simpatias, estudos sobre o teatro experimental do negro, viagens à comunidades quilombolas e leituras de autores africanos, como Luis Bernardo Honwana e Mia Couto. Duração: 60 min. Direção e elenco Aysha Nascimento, Flávia Rodrigues, Jé Oliveira, Jefferson Matias, Raphael Garcia e Thaís Dias.

Mania do Samba e Ana Costa
O grupo é voltado para a música popular brasileira, mais precisamente o samba. A cada show, os maiores compositores do gênero são reverenciados, como Martinho da Vila, Nei Lopes, Moacyr Luz e Paulo César Pinheiro. Neste show, eles se apresentam ao lado da cantora Ana Costa, apadrinhada por Martinho da Vila.Duração: 90 min.
Com Ana Costa (voz), Gilson Carvalho (surdo), Cleber Rangel (bandolim), Fabiano Marchesini (violão), Carlos Henrique (pandeiro), Artur Gonçalves (bateria), Junior Barros (cavaco) e Simon Jonathan Pinheiro (rebolo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here