Quem já não ouviu a expressão: “O sorriso é o reflexo da alma”?, e para garantir um visual bonito e saudável aos dentes, são necessários alguns cuidados, mas entre os principais está o cuidado desde a infância, através da ortodontia preventiva e interceptiva. Abaixo a odontopediatra, Mayra Salaro, dá dicas especiais para as famílias zelarem do sorriso dos pequenos.

Para começar é interessante entender que a Ortodontia preventiva visa a preservar a integridade da evolução normal da oclusão, evitando-se a instalação de determinadas má oclusões. Dessa forma, compreende condições como: tratamento de lesões de cárie dentária e a realização de restaurações adequadas; a manutenção de espaço após a perda precoce de dentes de leite (dentes decíduos), com o uso de aparelhos mantenedores de espaço, até a época da erupção dos dentes permanentes, assim como diagnosticar precocemente e eliminar hábitos deletérios (chupeta e dedos) que possam interferir no desenvolvimento normal da dentição e do crescimento facial.

“A ortodontia interceptiva implica interceptar uma situação anormal já existente, de modo a restabelecer a evolução normal da oclusão, no início da instalação de determinadas má oclusões, associadas a fatores extrínsecos ou intrínsecos, alguns procedimentos podem ser adotados a fim de diminuir a sua severidade ou, em algumas ocasiões, eliminar sua causa”, aponta a odontopediatra.

Entre os procedimentos da Ortodontia preventiva, está a manutenção de espaço constitui-se no seu exemplo clássico de atuação, onde são usados mantenedores de espaços que “seguram” o perímetro do arco guardando espaço dos dentes de leite perdidos por cárie ou traumas, até que o dente permanente nasça no espaço correto.

A ortodontia interceptiva age em uma situação anormal, no início de uma instalação de uma má oclusão, intervindo precocemente no problema para diminuir a severidade ou até eliminar a causa contribuindo para uma oclusão mais favorável sem a necessidade de um tratamento corretivo ou este tratamento seja mais curto e mais simples.

Para prevenção e interceptação de más oclusões é feito o uso de aparelhos fixos ou moveis que serão definidos após o diagnóstico de cada caso.

PRINCIPAIS MÁS OCLUSÕES
A mordida aberta anterior é uma má oclusão que se caracteriza pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores. Suas principais causas são hábitos de sucção de dedo e chupeta, deglutição atípica e,interposição lingual e a respiração bucal. “Quanto mais precocemente for diagnosticada e tratada corretamente maior o sucesso no tratamento, maior estabilidade e benefícios para a criança na vida adulta”, aponta Mayra.

A mordida aberta anterior é a má oclusão de maior rotina no consultório odontopediatrico e pode estar associada a mordida cruzada posterior que também e um má oclusão que deve ser tratada precocemente. O tratamento da mordida aberta anterior consiste no uso de aparelhos ortopédicos fixos ou moveis com uma barreira para a eliminação dos hábitos deletérios e um tratamento rápido e bem tranquilo dura em torno de seis a oito meses. Lembrando que esse tratamento deve ser multiprofissional, necessitando, além do acompanhamento ortodôntico e odontopediatrico, acompanhamento de fonoaudiólogo, otorrinolaringologista e psicológico, em alguns casos. Até os quatro anos de idade é aceitável os hábitos de sucção, e se auto removidos precocemente pode ocorrer uma autocorreção, mas se esse hábito se prolongar é necessário a interceptação ortodôntica para evitar essa mania e correção da mordida aberta.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here