A Orquestra Santa Cruz- Transformando Vidas- tornou o ambiente da prefeitura mais agradável na tarde desta sexta-feira (11). Os servidores públicos puderam acompanhar a execução de seis peças ao som dos violinos, violoncelos, violas clássicas e contrabaixo dos 30 integrantes do projeto.

A apresentação foi realizada em menção ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

O ponto alto da apresentação foi a execução da música ‘Hallelujah’ que teve o canto da auxiliar de monitoria do projeto, Beatriz Bernardes. Entre as outras peças apresentadas: ‘Exercício para cordas soltas’, ‘Asa Branca’, ‘Happy Blues’ e ‘Hino à Alegria’- Beethoven (9ª Sinfonia).

“Este projeto não ensina apenas música, mas sim cidadania. Não podemos alijar as crianças pela impossibilidade de oferecer condições de aprendizado e isto é feito por meio da Orquestra”, pontuou a secretária municipal de Assistência Social, Wanda Rios.

O prefeito Otacílio Parras Assis destacou a evolução dos integrantes. “Já presenciei quatro apresentações e a melhoria na desenvoltura das crianças e adolescentes é perceptível”, comenta.

O projeto Orquestra Santa Cruz foi iniciado há seis meses. De lá para cá a Orquestra já se apresentou seis vezes. Os ensaios são realizados todas as terças, sextas e sábado, no Cras Betinha II, no bairro São José. Os monitores Carline Adrião e Luan Tavares são responsáveis pela condução das aulas.

O projeto foi viabilizado na categoria especial por meio do Proac (Programa de Ação Cultural). O programa garante a isenção de 3% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) às empresas que investirem em projetos culturais.

As empresas parceiras foram Special Dog, Rede Graal, Brasília Alimentos, Guacira Alimentos e Escritório Orteca.
O Projeto foi proposto à Secretaria de Estado da Cultura pela Associação Musical Santacruzense – AMUS, em 2014.
A Associação foi criada em 26 de abril de 2009 com o objetivo de buscar recursos para a manutenção da Orquestra e para outras iniciativas de caráter musical, organizando, protegendo, ajudando a captar recursos e criar caminhos para o crescimento cultural e musical no Município, expandindo esses benefícios para toda a região.

A atual diretoria da AMUS conta com os seguintes membros: presidente: Doralice Pelógia Tavares; vice-presidente: Luana Zilli; primeira secretária: Renata Bozzo Vieira; segunda secretária: Ieda Maria Rodrigues de Paula Pereira; primeiro tesoureiro: Célio Lourenço Gonçalves; segundo tesoureiro: Luiz Antonio Frazzi e diretor Artístico: Ubirani Ferraz Gonçalves

A execução do projeto foi possível também graças ao apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social que cedeu o local para a realização das aulas e realiza o trabalho sócio educativo com os alunos e seus familiares.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here