“Não é não!” este é o tema da campanha de combate ao assédio contra mulheres no Carnaval de Santa Cruz do Rio Pardo. Durante este período, cenas de assédio e violência contra a mulher acontecem com maior frequência em todo o País, sob a justificativa de “vale tudo nessa época do ano”.

Com o objetivo de desmistificar algumas situações, a Secretaria de Gestão e Comunicação Social lançou nesta semana adesivos, panfletos e publicações sobre o tema. Um dos objetivos é alertar os homens sobre a importância do consentimento da mulher e sobre práticas machistas. Os casos de violência e assédio contra mulheres, durante o Carnaval, aumentam muito. Precisamos falar sobre consentimento e isso significa que a decisão é da mulher.

A campanha terá como parceira a Polícia Civil de Santa Cruz do Rio Pardo. O órgão alerta que qualquer mulher que se sentir assediada ou acuada deve procurar o plantão da Polícia Civil que funciona 24 horas todos os dias da semana.
Vale ressaltar que o carnaval deste ano será o primeiro que a importunação sexual será considerada crime, conforme a lei federal foi assinada em setembro de 2018 e prevê pena de 1 a 5 anos de prisão.

Paquera X Assédio
Para quem tem dúvida da diferença entre uma paquera e o assédio, é simples, paquera é quando duas pessoas estão de acordo. Qualquer coisa sem consentimento ou que venha depois do não, é assédio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here