O serviço de diagnóstico por imagem da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo participa na próxima semana do mutirão de prevenção à saúde feminina. De 28 de março a 1º de abril será realizado o Papanicolau para prevenção do câncer de colo de útero, em todas as unidades de saúde do município. As mulheres que passarem pelo exame receberão encaminhamento para fazer a mamografia no hospital.

É a oportunidade para a público feminino ficar com a saúde em dia.

O responsável pelo setor, Lourival Pereira Heitor, lembra ainda que as mulheres com idade acima de 50 anos não precisam passar pelo médico para fazer o exame, basta apresentar o cartão SUS. O procedimento é possível através do programa Mulheres do Peito.

Estatísticas apontam que se diagnosticado em estágio inicial o câncer de mama tem 90% de chances de cura, ainda assim a doença é uma das principais causas de morte das mulheres.

Apesar das informações disponíveis a meta de exames determinada para Santa Cruz não é cumprida. De acordo com a população feminina no município, por mês deveriam ser realizados 320 exames, no entanto, apenas 180 são registrados.
As mulheres com idade inferior a 50 anos que sentirem algo diferente nas mamas, durante o auto-exame, como caroços, também devem procurar o posto de saúde.

O horário de funcionamento do serviço de diagnóstico por imagem é das 7h às 18h. O telefone para mais informações e agendamento é (14) 3332-1222.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here