A taxa média de juros do cheque especial subiu para 13,37%, segundo pesquisa realizada pelo Procon-SP no dia 3 de junho. Foi o quinto aumento consecutivo. O número representa um aumento em relação à taxa registrada no mês passado, de 13,18% ao mês.

A pesquisa verificou as taxas cobradas em 7 bancos. O maior aumento foi do Banco Safra, que subiu 5% a taxa de juros, para 12,6% ao mês. Já o Itaú subiu a taxa em 2,7%, para 12,95%, e o Bradesco aumentou em 2,06%, para 12,89%. No Banco do Brasil, as taxas subiram 0,81%, para 12,4%.

Já os bancos que mantiveram inalteradas as taxas de juros do cheque especial em junho foram Santander, HSBC e Caixa Econômica Federal.

Empréstimo pessoal
A pesquisa também avaliou as taxas de juros cobradas de clientes que pedem empréstimos pessoais aos bancos. De maio para junto, todos os bancos mantiveram a taxas cobradas ao mês inalteradas.

A maior taxa de juros é cobrada pelo Santander, com 8,49% ao mês, seguido pelo HSBC, com 7,3%. Já as menores taxas são do Banco Safra e da Caixa, com 5,4% e 5,5%, respectivamente.

Especialistas da Fundação Procon-SP alertam que o consumidor deve tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo: analisar a real necessidade de crédito antes de comprometer seu orçamento; utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo; se puder, escolher linhas de crédito mais baratas, como o crédito com desconto em folha (consignado); evitar empréstimos de longo prazo que embutem custos maiores e, finalmente, não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here