Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais, terá início amanhã, 19 e segue até o dia 31 deste mês, a campanha “Julho Amarelo”. Os testes serão realizados no Centro de Saúde II da avenida Tiradentes das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

A hepatite é uma doença que causa inflamação do fígado, sendo as causadas por vírus chamadas de hepatites virais. ‘São vários os vírus que podem causar uma hepatite viral. Dois dos mais importantes são o vírus B, que causa a hepatite B, e o vírus C, causador da hepatite C’, esses dois tipos de hepatites, têm sintomas muito parecidos e elas também podem ser silenciosas, ou seja, não apresentar nenhum sintoma, o que, representa a maioria dos casos. ‘Alguns pacientes podem ter sintomas gerais, como febre, mal-estar, cansaço, náuseas e dor de cabeça, por exemplo, e outros podem ter sintomas mais específicos de hepatite, como cor amarelada da pele e dos olhos e urina escura.

A s hepatites B e C têm tratamento e os medicamentos atuais são muito eficazes para prevenir as complicações e a evolução da doença. ‘É fundamental diagnosticar a doença para que ela possa ser tratada e provavelmente curada no caso da hepatite C e controlada na hepatite B, antes que as complicações ocorram.

Precisam realizar os testes pessoas submetidas a transfusão antes de 1993; pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, dentários, injeções nas décadas de 70 e 80 (com mais de 40 anos); pessoas com tatuagem e percings; comunicantes sexuais e domiciliares de portadores de vírus B e C da hepatite; usuário de drogas; risco sexual; privados de liberdade; infecção de HIV; nefropatia crônica ou em diálise; e trabalhadores da área da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here