O município de Ipaussu completa nesta quarta-feira (20), 102 anos de emancipação política. Uma cidade com pouco mais de 14.700 habitantes atormenta-se há anos com uma instabilidade político-administrativa.

Apesar de não ser de hoje, na querida “Flor do Vale do Paranapanema” é notória uma divisão política. Dias atrás, na aprovação das contas do exercício de 2015, o ex-prefeito da cidade, Luis Carlos Souto, durante sua defesa na Câmara Municipal, acabou proferindo diversas palavras demonstrando um descontentamento com o atual chefe do executivo, que era vice-prefeito no mandato passado. Souto declarou sua insatisfação principalmente pela possibilidade de onerar ainda mais os munícipes com aumentos de taxas, algo que o governo sinalizou tempo atrás.

A administração do município sofre com a falta de jogo de cintura em solucionar alguns casos, onde segundo ex-políticos ipauçuenses dizem que isso pode estar acontecendo pelo fato do atual governo, apesar de já ter ocupado um cargo político, é um principiante como governante.

As desavenças políticas e certas atitudes do governo municipal tem atrapalhado o crescimento do município, o que acaba refletindo na qualidade de vida da população, por exemplo, nos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no início de agosto, a proporção de pessoas desocupadas em relação à população total é de 74,7%. Ou seja, apenas ¼ das pessoas tinham trabalho na semana anterior à da entrevista.