A garantia à saúde também é o objetivo do projeto Orquestra Santa Cruz, desenvolvido no Cras Betinha II, no bairro São José. Na tarde de hoje (12), as crianças e jovens reservaram um tempinho antes do início das aulas para passar por exame de vista.

O teste é uma espécie de triagem para diagnosticar a necessidade de encaminhamento ao médico oftalmologista. Dos 23 avaliados, cinco encaminhamentos foram efetuados.

EXAME 1De acordo com a médica, Paula Geromini e enfermeira Michele Oliveira, responsáveis pela aplicação do exame, as crianças passam por consulta no Posto de Saúde da Vila Fabiano, referência naquela região, e após agendam consulta no Centro de Saúde com o oftalmologista.

A professora do projeto, Carline Adrião, considerou bastante válida a ação realizada por meio da prefeitura, pois a visão das crianças e adolescentes necessita estar em perfeitas condições para o bom aproveitamento das aulas. “Percebemos alguns com dificuldade em interpretar as partituras, que realmente são pequenas, além disso, outros reclamam até mesmo de dores da cabeça, por isso é bastante interessante esta iniciativa”, concluiu.

Mais uma ação da administração municipal para tornar o ambiente mais adequado para as aulas foi a troca das lâmpadas do local dos ensaios.

O aluno Otávio Silva de Oliveira,11, toca violino e estava com dificuldades para enxergar a partitura. “Mesmo com as novas lâmpadas minha visão continuava embaçada. Com este encaminhamento espero ser avaliado pelo médico e poder seguir nas aulas”.

Atualmente os integrantes se preparam para novas apresentações com os instrumentos de corda: violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo. A próxima esta agendada para o dia 1º de março, no Fórum, às 18h.

Os ensaios são realizados todas as terças e sextas, em duas turmas- das 16h às 18h e das 18h às 20h- com ensaio geral aos sábados, das 10h às 13h.

O projeto foi viabilizado na categoria especial por meio do Proac (Programa de Ação Cultural). O programa garante a isenção de 3% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) às empresas que investirem em projetos culturais.

A execução do projeto foi possível também graças ao apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social que cedeu o local para a realização das aulas e realiza o trabalho sócio educativo com os alunos e seus familiares.

EXAME

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here