“O Som do Coração”, dirigido por Kirsten Sheridan, foi o filme exibido na última sexta-feira (1º) para os alunos do Projeto Orquestra Santa Cruz. O projeto que ensina música clássica a crianças e adolescentes da periferia da cidade também tem o objetivo de oferecer conhecimento e diversas formas de cultura.

Personagem principal, August Rush, é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato- os avós enganaram a sua mãe sobre a morte do bebê- e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.

“O romance mostra o quanto a música pode estar nas veias das pessoas. A intenção é criar inspiração nos integrantes e mostrar o quanto a arte pode servir para transformar vidas, como é pregado pelo nosso próprio slogan”, fala o responsável técnico e artístico do projeto, professor José Magali Junqueira.

Com início há sete meses, o projeto Orquestra Santa Cruz conta com 30 integrantes entre crianças e adolescentes que tocam os instrumentos de corda: violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo.

As aulas são realizadas todas as terças e sextas, em duas turmas- das 16h às 18h e das 18h às 20h- com ensaio geral aos sábados, das 9h às 12h. Os encontros acontecem no Cras II Betinha, do bairro São José, região periférica de Santa Cruz do Rio Pardo.

O projeto foi viabilizado na categoria especial por meio do Proac (Programa de Ação Cultural). O programa garante a isenção de 3% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) às empresas que investirem em projetos culturais. A execução do projeto foi possível também graças ao apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social que cede o local para a realização das aulas e realiza o trabalho sócio educativo com os alunos e seus familiares.

Por Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here