Com intuito de amenizar os déficits financeiros registrados nas entidades de Santa Cruz do Rio Pardo, os representantes das instituições se uniram em torno de uma campanha para conscientizar a população sobre a importância das doações realizadas através do imposto de renda. Na manhã desta terça-feira (8) foi realizado o primeiro ato concreto. Durante reunião com contadores de diversos escritórios, na ACE (Associação Comercial e Empresarial), foi explanada aos profissionais a necessidade de orientar os clientes sobre a possibilidade de fazer a doação.

Pessoas físicas podem realizar doações abatendo até 6% do imposto devido até dezembro e 3% em abril e, as pessoas jurídicas, até 1%. Os recursos são encaminhados ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, gerenciado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)- que realiza a divisão para as entidades portadoras de projetos-, as doações anteriores já possibilitaram diversas melhorias.

“Foi explicado, que o contribuinte pode, inclusive, estipular a entidade que receberá o recurso, isto desmistifica o fato que o dinheiro será encaminhado para a esfera municipal, o que poderia causar alguma dúvida. Além disso, esta verba poderá ser utilizada pelas entidades como forma de custeio o que atualmente é o mais urgente”, diz Hélio Pichinin, presidente da Santa Casa de Misericórdia.

A Associação Infanto Juvenil Maria Vitória, por exemplo, que realiza constantes doações à UTI Neonatal da Santa Casa, é uma das beneficiadas por meio dos recursos.

Outras entidades envolvidas são o Educandário O Lar da Criança e Apae.

“Observei a eficiência deste trabalho em Araçatuba e acredito que podemos implantar com sucesso em Santa Cruz, pois a maioria das entidades clama por esta ajuda, tendo em vista que a demanda de atendimento tende a crescer e os recursos governamentais são mínimos. No Lar da Criança, por exemplo, com a verba do ano passado conseguimos concluir uma das casas que deve ser construída para obtenção de aluguel a ser revertido para a entidade. Com os recursos futuros, pretendemos dar continuidade a este projeto”, mencionou o empresário, Mario Manfrim, da Special Dog e presidente do Educandário O Lar da Criança.
MAIS

Além disso, os repasses das empresas às entidades, através da isenção de percentual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também são possíveis. Em Santa Cruz, atualmente o projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz é mantido desta maneira. Para isso a entidade tem de ter aprovado o projeto junto ao Estado.

ARENA SOLIDÁRIA
Fora estas condutas, em 2017, a Festa do Peão de Santa Cruz também terá tom solidário. Dentro da arena, haverá a Arena Solidária, uma espécie de área vip, cuja renda será revertida para Santa Casa, Lar da Criança e Apae.

Aliás, os cartões estarão à venda nos seguintes pontos: Apae, Centro Cultural Special Dog, Drogalar, Micromap, Central do Rodeio e Escritório Help.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here