Ourinhos deu mais um passo para assegurar os direitos dos animais. Foi fundada oficialmente nesta sexta-feira, 28/11, a AOPA – Associação Ourinhense de Proteção Animal. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades e apoiadores da causa.

Fizeram parte da Mesa Diretora os médicos veterinários Dr. Alcides Benedito Lemes da Silva e Dr. Luiz E. Volpato Jr., o presidente da ADAO – Associação Defensora dos Animais de Ourinhos – Wellington Aparecido da Silva, o advogado Dr. Luciano Nogueira dos Santos e o presidente do Sindicato dos Tapeceiros de Ourinhos Renato Skolses.

A presidente da entidade, Márcia Silva, abriu a cerimônia. “A criação da AOPA se deu por iniciativa de um grupo de pessoas interessadas em combater os maus tratos contra os animais. Nada mais que isso. A conscientização de todos é uma peça fundamental para o sucesso das ações que planejamos realizar no município. Para isso é muito importante agregarmos parcerias e realizarmos campanhas educativas. Queremos unir forças com o setor privado e com o terceiro setor. O poder público e a sociedade também são elos fundamentais desta corrente do bem que pretendemos formar. Somente assim conseguiremos amenizar o sofrimento dos animais, através do combate aos maus tratos e o abandono”, pontuou.

Na sequência, o consultor jurídico Dr. Márcio Antonio de Lima Silva salientou que a população deve denunciar os crimes de maus tratos às autoridades. “A AOPA pede a população que ao presenciar qualquer ocorrência ou negligência contra os animais que denuncie o caso às autoridades competentes. Qualquer ato de maltrato envolvendo um animal deve ser denunciado às autoridades”. Porém, alertou que a denúncia deve ser fundamentada. “É necessário certificar-se que a denúncia é verdadeira, pois a falsa denúncia é crime, conforme preceitua o Código Penal Brasileiro”.

O Responsável técnico da entidade, o médico veterinário Dr. Luiz E. Volpato Jr., enfatizou que as campanhas de conscientização são primordiais para o sucesso dos projetos da associação. “Estes animais errantes estão hoje na cidade por falta de orientação da população. Então, nós estamos dispostos a ir às escolas, encenar teatros, fazer palestras, produzir cartilhas educativas e realizar feiras de filhotes”.

O Dr. Alcides Lemes ratificou as palavras do colega. “A AOPA veio para conscientizar a população que todos nós temos o compromisso de orientar com o intuito de proteger os animais, combatendo o abandono e os maus tratos”.

Para o presidente da ADAO, Wellington Silva, campanhas de periódicas de castração e vacinação de cães e gatos são necessárias. “Todos os animais que não são vacinados estão sujeitos a contrair doenças. Também é importante a castração, pois é muito difícil conseguir adotantes, principalmente para gatos. Por isso é importante a conscientização de todos. Não é tão caro cuidar preventivamente de um animal”, destacou.

O responsável pelo Departamento de Comunicação da AOPA, José Carlos Vieira, agradeceu a presença de todos e colocou em votação a fundação da associação, bem como o estatuto e a diretoria para o biênio 2015/2016. Os três itens foram aprovados por unanimidade pelos presentes. “Quanto mais entidades e pessoas interessadas em ajudar, melhor para os animais. Vamos fazer de Ourinhos uma cidade que respeita os seus animais”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here