Nos meses de junho e julho, a exposição “A Ingleza e o Inglês” fica em Santa Cruz do Rio Pardo no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto. A entrada é franca.

Esta exposição resgata parte da história da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que a partir de 1867 ligou o porto de Santos à Jundiaí e ainda hoje cruza aquela região. O nome da mostra respeita até a grafia da época: A Ingleza e o Inglês – A São Paulo Railway Company e Charles Robert Mayo.

A exposição, que já foi montada nas estações Luz, Brás e Barra Funda da CPTM, é baseada em documentos e fotos guardados pela família do engenheiro Charles Robert Mayo, que realizou trabalhos para a São Paulo Railway Company, inclusive no trecho da serra em Paranapiacaba, nas décadas de 1920 e 1930.

Segundo os organizadores, a documentação que deu origem à mostra foi adquirida em 2011 pela empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda., em um leilão realizado em Londres. No total, são 14 painéis com fotos, desenhos, plantas e textos ilustrativos referentes à ferrovia. O público poderá conferir ainda o livro que leva o mesmo nome da exposição e que registra a história da ferrovia a partir dos documentos de Mayo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here