O responsável técnico e artístico da Orquestra Santa Cruz, professor José Magali Junqueira, foi homenageado pelos jovens integrantes e professores da Orquestra Santa Cruz, na noite de terça-feira (22). O maestro e idealizador do projeto, iniciado há seis meses, completa 73 anos na próxima sexta-feira (25), mas a festa surpresa foi antecipada.
Após o canto de parabéns e estouro das bexigas, alguns dos integrantes leram cartas de agradecimento à dedicação do professor pelo projeto.

“Quero agradecer aos professores e demais envolvidos na Orquestra e especialmente ao Magali por ter me dado a oportunidade de ser spalla- aquela responsável por ‘sustentar’ a orquestra e que pode até mesmo assumir o comando caso o maestro precise se ausentar. É também graças a ele que nasceu em mim o desejo de estudar música em Tatuí. Espero cantar no casamento de todos presentes”, discorreu Amanda do Carmo Ramos, de 17 anos.

A secretária municipal de Assistência Social, Wanda Rios também esteve presente e fez questão de exaltar a qualidade do trabalho realizado por Magali. “Sou grata pelo empenho do professor nesta empreitada, por isso ele é reconhecido por todos”.

Em sua fala, Magali evidenciou sua paixão pelo projeto e fez uma afirmação emocionante de que mesmo na ausência de recursos para sequência da segunda fase- a qual é pleiteada-, ele mantém a Orquestra voluntariamente. “É uma realização e aprendemos dia após dia com estes meninos e meninas, que em muitos casos estavam sem rumo, mas se identificaram com a música clássica”.

O projeto Orquestra Santa Cruz foi iniciado há seis meses. De lá para cá a Orquestra já se apresentou seis vezes. Os ensaios são realizados todas as terças, sextas e sábado, no Cras Betinha II, no bairro São José. Os monitores Carline Adrião e Luan Tavares são responsáveis pela condução das aulas.

O projeto foi viabilizado na categoria especial por meio do Proac (Programa de Ação Cultural). O programa garante a isenção de 3% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) às empresas que investirem em projetos culturais.

As empresas parceiras foram Special Dog, Rede Graal, Brasília Alimentos, Guacira Alimentos e Escritório Orteca.
O Projeto foi proposto à Secretaria de Estado da Cultura pela Associação Musical Santacruzense – AMUS, em 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here