extintores-abc-2015-01-06-size-598O governo decidiu nesta segunda-feira suspender por 90 dias a obrigatoriedade do novo extintor de incêndio para veículos. O modelo, conhecido como ABC, passou a ser exigido a partir de 1º de janeiro nos carros fabricados no Brasil. A ausência do equipamento poderia render multa de 127,60 reais e cinco pontos na carteira de habilitação. Com a medida, os motoristas terão mais três meses para regularizar a situação de seus veículos.

A decisão de adiar a exigência do novo extintor partiu do Ministério das Cidades, do recém-empossado ministro Gilberto Kassab, e aconteceu depois que o modelo ABC esgotou nas lojas devido à grande procura nos últimos dias. O equipamento custa cerca de 60 reais e tem validade de cinco anos. Carros fabricados a partir de 2010 já possuem o novo modelo.

Entre os benefícios do novo extintor, segundo o governo, estão o maior prazo de validade do equipamento e sua maior abrangência no combate a incêndios. O extintor ABC pode combater chamas em estofados e painéis, enquanto o modelo BC, seu antecessor, era eficiente apenas contra fogo em equipamentos elétricos ou causados por líquidos inflamáveis.

(Com Estadão Conteúdo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here