A ginástica facial consiste em exercícios que trabalham a musculatura facial. Existem mais de 50 músculos na região da face e pescoço que necessitam de atenção e precisam ser trabalhados para melhora do tônus da face e também na melhora das rugas e linhas de expressão.

De acordo com a esteticista, Angela Epaminondas, entre os benefícios da técnica estão:

-melhora das linhas de expressão e rugas; melhora da ptose (queda) da musculatura facial e melhora a aparência e o vigor da face.

A ginástica facial é indicada para todos os indivíduos, principalmente após os 20 anos de idade, quando a musculatura começa a perder tônus e a ficar flácida.

A ginástica facial não tem contraindicação, todos os indivíduos podem realizar. Entretanto, para que haja resultado efetivo é necessário realizar todos os dias, criando uma rotina, assim como a academia que realizamos para os músculos corporais.

A ginástica facial é realizada em frente ao espelho de casa e os pacientes podem realizar sozinhos, após pegaram prática nos exercícios realizados, que são ensinados por profissionais adequados (esteticista e fisioterapeutas).

O ideal é realizar os exercícios por 10 minutos, uma vez ao dia, todos os dias.

Por: Cibele Martins