A flacidez de pele é uma das disfunções estéticas que mais incomoda os indivíduos, sejam eles homens ou mulheres, pois afeta psicologicamente e fisicamente a maioria dos brasileiros, fazendo com que surja o desejo de amenizar ou até mesmo evitar o aparecimento e a formação de rugas e linhas de expressão por parte desses pacientes. Para isso existem formas de prevenção e diversos tratamentos estéticos. A esteticista, Ângela Epiminondas, passa algumas orientações sobre o assunto.

É importante ressaltar que os principais motivos que levam a flacidez de pele são: radiação solar (raios UVA e UVB), estresse, má alimentação, tabagismo e etilismo.

As principais condutas para prevenir a flacidez tissular se iniciam após os 25 anos de idade, através dos cuidados diários com a pele utilizando os nutricosméticos e os cosméticos tópicos. Atualmente os nutricosméticos mais usados para prevenir e tratar a flacidez são sílicio orgânico e o colágeno hidrolisado, que auxiliam a manter a colágeno dérmico ativo e assim prevenir a ptose da pele que ocorre com o passar dos anos.

“Hoje existem diversos cosméticos no mercado que auxiliam no combate a flacidez de pele, porém, para que estes sejam eficazes é necessário que eles tenham uma penetração efetiva até a derme (camada mais profunda da pele), os ativos mais usados são ácido hialurônico, raffermine, colágeno e vitamina C. Entretanto, vale lembrar que os cuidados devem ser diários e associados a aplicação de protetor solar e alimentação balanceada”, diz a esteticista.

Existem diversos tratamentos na área da estética para prevenir e tratar a flacidez tissular, hoje os que estão em alta são o microagulhamento que é realizado através de um roller (aparelho que contém microagulhas) que fazem micropunturações na pele gerando um processo inflamatório que ocasionará em nova produção de colágeno dérmico. O tratamento deve ser realizado com um espaço, entre as sessões, de 15 dias, seu resultado é bastante satisfatório e visível, porém, é contraindicado para indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulante ou que possuam alguma doença grave ou ativa, como hipertensão, diabetes, neoplasia, entre outras.

Outro tratamento bastante usado é a radiofrequência, que utiliza ondas eletromagnéticas que ao penetrarem na pele elevam a temperatura da mesma, levando a uma reorganização das fibras de colágeno e uma nova produção do mesmo, é um procedimento indolor que deve ser realizado a cada 15 dias, seus resultados são visíveis desde a primeira sessão, contudo, a aplicação da radiofrequência é contraindicada para indivíduos que possuam alterações hormonais, hipertensão, implantes metálicos na região a ser tratada, alterações circulatórias graves, entre outros. “Além do tratamento clínico é importante que o paciente realize o tratamento home care indicado pelo profissional, através do uso dos cosméticos e dos nutricosméticos” explica Ângela.