Vem aí a segunda edição da FLOu, Festa Literária de Ourinhos, evento dedicado à literatura que obteve grande sucesso em sua primeira edição, realizada em 2015.

Neste ano, a FLOu acontece de 12 a 18 de setembro. O evento contará com apresentações teatrais, bate-papo, oficinas criativas e literárias, oficina de Fotografia e Literatura, mesa literária, contações de histórias e lançamento de livros.

As atividades da FLOu acontecerão na sede da Biblioteca Tristão de Athayde, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves,141 e também Teatro Municipal “Miguel Cury”.

Se em 2015 o evento homenageou Ariano Suassuna, em 2016 o escritor homenageado é Luis Fernando Veríssimo, reconhecido como um dos grandes nomes do humor nacional, mas cujos talentos literários não se limitam a esse gênero específico. Prestes a completa 80 anos, Veríssimo é responsável por vários contos e crônicas marcantes da literatura nacional.

PROGRAMAÇÃO 2ª FLOu

SEGUNDA 12/09
– 19h00 – Premiação Concurso de Poesia
– 19h45 – Esquete Teatro: “A MENTIRA” conto de Luis Fernando Veríssimo –Curso Municipal de Teatro (Direção: Karina Zimmermann)
– 20h30 – Bate-papo com Ana Angélica – Poesia

TERÇA 13/09
– 08h30 – Oficinas Criativas – Fantoche com sucata – com Solange Rocha (FLOuzinha)
– 14h30 – Mesa Literária: “Ilustração – Revelações não escritas” com Lúcia Hiratsuka
Mediação: Projeto Jovem Mediador
– 19h45 – Esquete Teatro: “O ATOR” conto de Luis Fernando Veríssimo –Curso Municipal de Teatro (Direção: Karina Zimmermann)
– 20h00 – Mesa Literária: “Ilustração e Literatura Infantil” com Lúcia Hiratsuka
Mediação: Selma Pupim
Programa Jovem Mediador é uma ação em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação para da protagonismo às nossas criança, trabalhando desta forma a formação de público para leitura.
Lúcia Hiratsuka é escritora e ilustradora e vai trazer numa conversa descontraída seu conhecimento de como a ilustração pode enriquecer o texto escrito.

QUARTA 14/09
– 09h00 – Oficina de Fotografia e Literatura com Marco Aurélio Olímpio
– 14h30 – Oficina de Fotografia e Literatura com Marco Aurélio Olímpio
– 19h45 – Esquete Teatro: “BRINCADEIRA” conto de Luis Fernando Veríssimo –Curso Municipal de Teatro (Direção: Karina Zimmermann)
– 20h00 – Mesa Literária: “Escrita Curativa” com Gerusa Zelnys
Mediação: Reynaldo Damazio

QUINTA 15/09
– 09h00 – Oficina de Produção Literária – Crônicas – com Reynaldo Damazio
– 09h00 – Oficina de Produção Literária – Poesia – com Júlio Mendonça
– 14h30 – Oficina de Produção Literária – Crônicas – com Reynaldo Damazio
– 14h30 – Oficina de Produção Literária – Poesia – com Júlio Mendonça
– 19h45 – Esquete Teatro: “A MENTIRA” conto de Luis Fernando Veríssimo –Curso Municipal de Teatro (Direção: Karina Zimmermann)
– 20h00 – Mesa Literária: “Poéticas Contemporâneas – 60 anos de Poesia concreta” com Reynaldo Damazio e Júlio Mendonça
O poeta, ensaísta e Coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, Reynaldo Damázio, propõe uma discussão sobre Poéticas Contemporâneas, comemorando os 60 anos de Poesia Concreta no Brasil.

SEXTA 16/09
– 09h00 – Contação de História com Girasonhos (FLOuzinha)
– 10h00 – Oficinas Criativas – Argila – com Solange Rocha (FLOuzinha)
– 08h00 às 12h00 – Oficina Ponto MIS – FLOuzinha
– 14h30 – Contação de História com Girasonhos (FLOuzinha)
– 15h00 – Oficinas Criativas – Argila – com Solange Rocha (FLOuzinha)
– 19h30 – Apresentação Vila de Cultura
– 19h45 – Esquete Teatro: “BRINCADEIRA” conto de Luis Fernando Veríssimo –Curso Municipal de Teatro (Direção: Karina Zimmermann)
– 20h00 – Mesa “Literatura Marginal” com Heberton Batistela e convidados.
Intervenções Artísticas
Herberto Batistela propõe uma discussão sobre literatura marginal e outras formas de arte que dão voz às periferia, com a presença de produtores culturais deste seguimento como convidados.

SÁBADO 17/09
– 09h00 – Oficina Caio Russo
– 16h00 – Lançamento Livro Caio e bate-papo com Whisner Fraga
Caio Russo é uma mente brilhante, grande pesquisador e entusiasta da literatura, vem lançar seu segundo livro “Vaga Queda” na FLOu promovendo com o amigo Whisney Fraga um delicioso bate papo sobre seu novo livro e literatura em geral além de nos presentear com sua Oficina Literária.
– 18h00 – Sarau da FLOu – Com a Palavra, Luis Fernando!
Com a participação do Grupo do Curso Municipal de Teatro e a Escola de Música de Ourinhos celebraremos a literatura leve de Luís Fernando Veríssimo, no Sarau da FLOu.
– Esquetes de Teatro: “CLICK”, “O ATOR”, “A MENTIRA” e “BRINCADEIRA” contos de Luis Fernando Veríssimo –Curso Municipal de Teatro (Direção: Karina Zimmermann)

DOMINGO 18/09
– 19h30 – Cia Circo de Ébanos: “Eranko” (Circuito Cultural Paulista)
Local: Teatro Municipal “Miguel Cury”

*O evento, salvo exceções já destacadas, acontecerão na sede da Biblioteca Tristão de Athayde, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves,141 (Ao lado do colégio COC).

* As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do telefone 3326-4458

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here