Um evento realizado na noite desta terça-feira (28) marcou a abertura oficial da exposição do projeto educacional “Memória Local na Escola – Santa Cruz do Rio Pardo”. A mostra apresenta obras produzidas por alunos e professores do ensino fundamental, na qual homenageiam os moradores por meio de suas histórias de vida que guardam um pouco da memória da cidade.

Para Letícia Crivelli, gerente do núcleo social da Special Dog, é uma enorme satisfação poder realizar uma exposição com os trabalhos desenvolvidos. “Lançamos o Memória Local da Escola em maio deste ano e já teremos nossa primeira mostra alguns meses depois. Isso demonstra o grande interesse que o projeto despertou tanto nos alunos quantos nos professores e corpo diretivo das escolas participantes. Estamos muito orgulhosos de todo o engajamento entre a escola e população”, diz.

O Memória Local da Escola foi especialmente elaborado por especialistas da área de ensino, com o objetivo de preservar a memória da cidade a partir do registro das histórias dos moradores. Realizado entre abril e novembro deste ano, o projeto envolveu 30 professores, 847 alunos e 5 escolas públicas de Ensino Fundamental do município.

O evento contou com a presença do diretor da Special Dog, Erik Manfrim, do secretário de educação de Santa Cruz, Fernando Bittencourt, além de professores, alunos participantes do projeto, dos moradores que relataram suas histórias e representantes da Special Dog.

A partir de agora a mostra percorrerá vários locais públicos da cidade para visitação gratuita, até chegar às escolas municipais.

Essa iniciativa é uma parceria entre Special Dog, Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo e Instituo Museu da Pessoa, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituo Avisa Lá.