Estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Emef Professora Adelaide Racanello apresentaram ao Prefeito Lucas Pocay o resultado de um projeto curricular desenvolvido a partir do estudo dos gêneros jornalísticos. Divididos em grupos, os estudantes elaboraram um vídeo reportagem sobre o combate à dengue e o resultado foi apresentado na tarde de quarta-feira (25), no Teatro Municipal.

Segundo o idealizador do projeto, o professor Alex Sandro dos Santos, a ideia de produzir o vídeo surgiu dos próprios alunos e o trabalho de campo sobre a dengue, produzido fora das dependências da escola, foi desenvolvido por meio de entrevistas com diversos especialistas do setor da saúde, do poder legislativo, entre outras autoridades.

“Os alunos estavam trabalhando com gêneros de reportagem jornalística e resolvemos fazer um trabalho de maneira diferenciada, para que eles tivessem um envolvimento maior. Cada um fez seu jornal, fizemos reunião de pauta, trabalhamos ética na informação, tivemos uma palestra com ex-profissional da Rede Globo. Resultado foi esse vídeo que eles produziram sobre a dengue”, explica Alex Sandro.

A estudante Mariana Oliveira conta que vivenciar a experiência da profissão de jornalista foi válido para perceber como uma notícia é produzida.

“Foi muito legal porque tivemos a chance de sair da sala de aula e vivenciar de verdade a profissão. Queria ser fotógrafa. Isso também tem a ver com o que fizemos. Foi um projeto bem bacana”, diz.

O Prefeito Lucas Pocay elogiou o trabalho dos estudantes e ressaltou os ideais do jornalismo como princípio de todas as profissões.

“Os estudantes estão de parabéns, produziram um vídeo bem informativo, muito bem feito. Eles também aprenderam que o jornalismo sério é baseado na verdade, imparcialidade e transparência, princípios muito importantes em todas as áreas, inclusive na administração pública”, declara.