Uma vez ao mês o corpo clínico da obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo participa de encontro de atualização. As reuniões são realizadas sempre nas primeiras terças. Ontem (2), o assunto debatido foi Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, também conhecida como pré-eclampsia.

De acordo com o coordenador da Obstetrícia, o médico José Antônio Peres, a doença é um dos principais motivos para a realização do pré-natal que surgiu para tentar prevenir o acometimento à gestante.

No decorrer da reunião, a equipe falou das diversas situações e a importância do diagnóstico precoce para um melhor desfecho.

“Esta atualização também visa formatar protocolos para condutas da equipe médica em determinados quadros das pacientes”, cita.

Caso não seja tratada adequadamente, a gestante pode ter uma eclampsia- convulsão, seguida do coma e até mesmo comprometimento dos órgãos e morte materna. A doença que ainda não teve a causa descoberta acomete de 8% a 10% das gestantes.

Entre os sintomas que da Doença Hipertensiva da Gravidez está o ganho abrupto de peso. “Quando isto ocorre os obstetras ficam alertas e por isso a importância do acompanhamento durante o pré-natal com a realização de todos os exames e ultrassons”, diz.

Ao longo do bate papo são apresentados estudos e teses sobre os assuntos debatidos em cada encontro. “Procuramos trazer o material o mais atualizado e completo possível”, destaca doutor Peres.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here