Você, que desde o começo do ano levantou cedo e trabalhou duro todo dia, saiba que agora você já pode começar a ganhar dinheiro. Eu explico. É que de primeiro de janeiro a primeiro de junho, o cidadão de bem trabalhou apenas para pagar impostos. A afirmação é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

A expectativa é que 41,8 por cento de tudo que o trabalhador receberá de salário ao longo do ano irá para os cofres do governo. Ou seja, o equivalente a 153 dias de ralação. O quanto os impostos comem do salário dobrou, nas últimas décadas.

O estudo leva em conta aqueles tributos diretamente ligados ao salário, como o Imposto de Renda, mas também IPTU, IPVA e as taxas que estão inseridas no preço de qualquer produto ou serviço, por exemplo.

Em apenas sete países a população precisa trabalhar mais que no Brasil para pagar impostos. Dinamarca, França, Suécia, Itália, Finlândia, Áustria e Noruega. Mas, em muitos desses locais, o retorno ao cidadão, na forma de serviços públicos de qualidade, é bem melhor do que aqui.

Por: Umberto Ferretti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here