Em casos de emergência uma das possibilidades para infundir medicamentos nos pacientes graves é a punção intra-óssea. Para infusão mais ágil e menos indolor foi lançado um dispositivo automático, chamado BIG. A Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz adquiriu o dispositivo agulhado há um mês e entre segunda-feira (28) e terça-feira (29), médicos e enfermeiros passaram por treinamento teórico e prático sobre o uso e indicação do equipamento. O curso foi ministrado pela enfermeira, Rose Abelha, da All Solutions Medical.

Por meio do dispositivo é possível infundir no paciente, além de medicamentos, sangue e soro. Apesar da eficiência, o aparelho deve ser utilizado como terceira opção para acesso, em casos de emergência, como em pacientes desidratados e chocados. “Antes são realizadas duas tentativas de infusão pelo acesso venoso, na impossibilidade deste método é utilizada a punção intra-óssea. O dispositivo pode permanecer no paciente durante 24 horas”, explica a enfermeira responsável técnica, Maria Cecília Jorge Farinha. A punção intra óssea é considerada a última opção por causar incomodo e dor ao paciente, contudo, nos casos de emergência, em 85% os atendidos em risco de morte estão inconscientes.

O dispositivo adquirido pela Santa Casa de Santa Cruz é voltado para as crianças com idade entre 0 e 12 anos.
Aproximadamente 70 colaboradores do hospital participaram da formação. O curso é mais um módulo da educação continuada realizada ao longo de todo o ano no hospital com funcionários de diversos setores da Santa Casa.

Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here