O empresário santa-cruzense, Oliveiro Basílio Bassetto Junior – ministrará a palestra “Produção de Mudas de Hortaliças- sistema automatizado” no 54º Congresso Brasileiro de Olericultura a ser realizado entre os dias 25 e 29 de julho, em Recife (PE).

Esta não é a primeira vez que Junior é convidado para falar para pesquisadores, estudiosos e agrônomos do segmento sobre os exemplos bem sucedidos de tecnologia.

“Falarei aos presentes sobre a tecnologia na produção de mudas e formas de utilizar melhor a estrutura da estufa. Também explanarei sobre o controle climático, e desta forma a qualidade superior atingida pela muda, assim como o maior custo beneficio. Mostrarei tudo isso através de exemplos aplicados na empresa e a evolução do setor, desde quando a irrigação era realizada por meio de ‘chuveirinho’ manual”, adianta.

CURSO
Já no dia 6 de agosto, o empresário fará uma palestra para produtores durante o evento: “Cultivo Protegido: Como Gerar Renda com Produção de Hortaliças de Alta Qualidade”.

O curso será organizado pelo Grupo de Estudos e Práticas em Olericultura – GEPOL, localizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, coordenado pela Professora Doutora Simone da Costa Melo. A palestra do santa-cruzense será sobre “Produção de mudas enxertadas e mudão”.

Entre as vantagens da enxertia a serem apresentadas está à resistência e aumento da produtividade desde que os procedimentos sejam realizados de forma correta.

“Assim a qualidade do fruto é melhor, assim como o custo beneficio ao produtor, além disso, há o lado ecologicamente correto, tendo em vista a eliminação do uso de defensivos”, comenta Junior.

Sobre o mudão será enfatizada a vantagem da redução do ciclo vegetativo e ampliação do ciclo de produção.

Durante os 30 primeiros dias a muda fica sob responsabilidade do viveiro, e justamente neste período que a planta está mais suscetível às doenças. O mudão com 500 ml de substrato- enquanto a comum tem 31 ml-, é entregue ao produtor no início da abertura do botão floral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here