Termina nesta sexta-feira (1) o mutirão de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. A coleta de Papanicolau é realizada em todas as unidades de saúde da cidade e as mamografias feitas no serviço de diagnóstico por imagem da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz. Até quarta-feira (30) foram registrados 44 mamografias.
A dona de casa, Durvalina Araujo, 65, foi encaminhada da unidade de saúde da Vila Santa Aureliana e depõe sobre a importância da prevenção. “Não é dolorido como muitas mulheres dizem, além disso, melhor um incomodo agora a uma doença no futuro”.

Maria Helena da Silva Batistussi, 49, realiza o exame anualmente. A paciente foi encaminhada da unidade básica de saúde da Vila Mathias. “Muitas vezes o câncer é silencioso e não apresenta sintomas, por isso é importante estar atenta para um diagnóstico precoce e possível cura”, opina.

O exame de mamografia dura em média dez minutos, os resultados ficarão prontos em torno de 20 dias. No entanto, em casos positivos para a doença, os encaminhamentos são realizados com maior agilidade para tratamento.
É importante frisar que mulheres com idade acima de 50 anos, em qualquer época do ano, não precisam passar pelo médico para fazer o exame, basta apresentar o cartão SUS. O procedimento é possível por meio do programa Mulheres do Peito.

Estatísticas apontam que se diagnosticado em estágio inicial o câncer de mama tem 90% de chances de cura, ainda assim a doença é uma das principais causas de morte das mulheres.

Mesmo com as informações disponíveis a meta de exames determinada para Santa Cruz não é cumprida. De acordo com a população feminina no município, por mês deveriam ser realizados 320 exames, no entanto, apenas 180 são registrados.
O horário de funcionamento do serviço de diagnóstico por imagem é das 7h às 18h. O telefone para mais informações e agendamento é (14) 3332-1222.

As mulheres com idade inferior a 50 anos que sentirem algo diferente nas mamas, durante o auto-exame, como caroços, também devem procurar o posto de saúde, mesmo sem a realização de mutirões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here