Muitas são as dúvidas relacionadas ao uso do aparelho ortodôntico. Para responder algumas delas, a ortodontista, Mayra Salaro, esclarece abaixo alguns pontos.

Você terá melhores resultados se usar o aparelho na infância?

Verdade. Se for a questão do tratamento preventivo. Um bom exemplo em que esse tratamento funciona melhor é em problemas de muita falta de espaço, mordida cruzada ou aberta.

Aparelhos precisam de cuidados especiais?

Verdade. É preciso ter mais atenção na hora da escovação. É normal que ela se torne mais demorada e detalhada para evitar acúmulo de comida, afinal, com o aparelho é mais fácil ficar resíduos nos cantos dos dentes ou entre eles. E também é preciso atenção com o que se come e como se come.

Quem usa aparelhos ortodônticos não pode comer alimentos como amendoim pipoca, manga, etc?

Mito. É permitido comer de tudo contanto que se saiba comer. É tudo uma questão de jeitinho, porque se for de qualquer jeito você pode quebrar alguma peça do aparelho.

Usar aparelhos ortodônticos é sempre muito doloroso e demora demais para se conseguir resultados?

Mito. É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento, pois de fato é aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes. Mas hoje se sabe que não adianta forçar demais, pois força em excesso faz mal para o organismo, uma vez que ele precisa de um tempo de reparação a cada movimento. E o tempo médio de tratamento costuma ser de dois anos, o que não é considerado um período muito longo.

Aparelho estético é menos eficiente?

Mito. É tão eficiente quanto o comum.

Depois de um tempo sem o aparelho é possível os dentes voltarem a ficar tortos?

Verdade. A oclusão (relação de mordida entre a arcada dentária superior e inferior) não é estática, ela está sempre em movimento. Por isso a importância do aparelho contenção. Se a pessoa usou aparelho ortodôntico por dois anos, ela precisará ficar mais dois anos com a contenção para que o osso e os ligamentos periodontais entendam e memorizem qual é o lugar deles agora.

Quanto mais apertado o aparelho, mais eficiente?

Mito. Força demais não tem nada a ver com o tratamento. Já falamos que ela em excesso pode até prejudicar a arcada dentária e os dentes.

A manutenção do aparelho só pode ser feita no consultório?

Verdade. Só o ortodontista sabe como deve ser feita a manutenção do aparelho.

Aparelhos ortodônticos são todos iguais e servem para a mesma coisa?

Mito. Eles variam no tamanho, angulação e profundidade do slot (área que aloja o fio ortodôntico). Podem ser metálicos ou estéticos.

A cola que segura os braquetes mancha os dentes?

Mito. As “colas”, que na realidade chamam resinas, são especiais para tratamentos ortodônticos. O que mancha os dentes é a falta de escovação.

Dá para usar aparelho durante a dentição de leite?

VERDADE: Algumas crianças têm problemas na mordida, ou seja, na estrutura da boca, e já podem começar a usar aparelho assim que forem diagnosticadas para não comprometer o crescimento ósseo. Em alguns casos o uso de aparelhos pode (e deve) ser indicado antes dos dentes permanentes nascerem.

O aparelho fixo pode ser colocado em qualquer idade?

MITO: Esse tipo de aparelho é mais recomendado quando a criança já está na fase dos dentes permanentes, por volta dos 6 ou 7 anos de idade.

Depois de usar aparelhos, nunca mais os dentes do meu filho ficarão tortos?

MITO: Conforme as crianças vão crescendo e depois viram adolescentes e adultos, existe uma perda óssea normal que vai acabar movimentando os dentes, fazendo com que eles mudem de posição e possam voltar a entortar.

Aparelhos dentários melhoram outras funções no corpo?

VERDADE: Algumas crianças (e até adultos) com problemas respiratórios relacionados à boca e alérgicos conseguem uma grande melhora na função respiratória depois de usar aparelhos.

6) Usar aparelho causa cáries?

MITO: O que causa cárie é não escovar e higienizar a boca da forma certa. Mas a higiene deve ser redobrada quando a crianças está usando aparelho, porque os restos de comida acabam se acumulando em lugares difíceis de remover. Muitos pacientes precisam tratar várias cáries depois que tiram o aparelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here