Doença periodental, se não forem tratadas podem causar até partos prematuros e nascimentos de bebes com baixo peso.

A odontopediatra, Mayra Salaro, ministrou uma palestra na Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, na tarde de quinta-feira (9). O tema debatido com o público presente, entre mães, gestantes e demais colaboradores no hospital, foram os cuidados odontológicos para gestantes e na 1ª infância da criança.

Durante uma hora, a especialista ressaltou a atenção à saúde bucal que as mães devem ter desde a gestação e primeiros meses de vida do bebê.

De acordo com Mayra o pré-natal odontológico é de extrema importância, tendo em vista que problemas bucais como a doença periodental, se não forem tratadas podem causar até partos prematuros e nascimentos de bebês com baixo peso. A indicação para a primeira consulta da gestante ao dentista é a partir do segundo trimestre da gravidez.

Já os bebês devem ser levados ao odontopediatra antes mesmo de ter os dentes para que possa ser dada a orientação sobre a higiene que já deve ser iniciada nesta fase, além dos cuidados com a alimentação da criança. “As mães podem ir ao consultório mesmo sem os bebês para buscar as orientações sobre higiene bucal do bebê e para que o seu filho crie o habito da escovação”. Na fase em que os dentes ainda não nasceram é orientada a higienização com gases.

“Muitas crianças dormem após a mamada, neste caso o ideal é a limpeza com a fralda e uma chuquinha de água para diluir aquele leite que ficou dentro da boca do bebê. Isto para evitar a cárie de mamadeira que é rápida e destruidora”. Também foi ressaltado que a cárie é transmissível.

Outro assunto abordado durante a palestra foi a importância da amamentação, pois além do leite materno ser rico em nutrientes, o ato de mamar é essencial para desenvolvimento da face e auxilia até mesmo na aprendizagem da respiração do bebê. A partir do nono mês pode ser iniciado o desmame.

A odontopediatra foi enfática ao explicar que caso haja uso de mamadeira, o bico deve ter o furo o menor possível, pois a intenção é estimular o movimento da sucção pelo bebê. “Então fazer um furo grande para facilitar não é o melhor caminho, o ideal é fazer com uma agulha. Já no momento do desmame, o prescrito é passar direto para o copo e não para a mamadeira”. Ainda nesta temática a especialista lembrou que o paladar das crianças deve ser educado, com isso as mamães precisam evitar adoçar tanto o leite quanto as papinhas.

A partir do momento em que surgem os primeiros dentinhos a higienização passa a ser feita com as dedeiras, disponíveis nas farmácias e quando nascem os dentinhos do fundo pode ser introduzida a escova dental que deve ser macia e com a cabeça pequena.

Durante a infância, quando já foi iniciada a escovação, os adultos devem finalizar o processo para a criança. “Você pode deixar eles brincarem, mas no final é necessário repassar, pois eles ainda não têm coordenação motora”, conta.
De acordo com a odontopediatra o cuidado com os dentes de leite são necessários, pois estes guiam os dentes permanentes, ajudam na fala, realizam a mastigação e estética da criança.

“O que precisa estar claro é que a prevenção é o melhor caminho, pois se a criança chega ao consultório para fazer os procedimentos preventivos, ela se sente a vontade e começa a gostar daquele ambiente, mas em caso de tratamentos, quando a mesma já está com dor, a situação é complicada. Mais um item importante, a mãe não deve ameaçar a criança com a ida ao dentista e muito menos passar o seu medo para o filho, pois isto pode traumatizá-lo”.

Ao final a odontopediatra, Mayra Salaro, respondeu às perguntas dos participantes. Entre as principais dúvidas, o momento correto para retirada da chupeta. Segundo Mayra, o ideal é a partir dos três anos, pois os prejuízos à criança serão menores, a partir dos sete anos dificilmente a reversão será possível sem o uso e aparelhos odontológicos. “Para não causar traumas é aconselhada a retirada aos poucos e não de forma abrupta”, finaliza Mayra.

Os interessados em palestras com a odontopediatra, Mayra Salaro, devem entrar em contato no telefone (14) 3372-7092.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here