A CPI do Futebol aprovou nesta quinta-feira (20) a quebra de sigilo bancário do atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. O requerimento foi apresentado pelo senador Romário (PSB-RJ), que é o presidente da comissão. Serão analisadas as movimentações bancárias do dirigente a partir de março de 2013.

“Como o Marco Polo Del Nero é hoje o presidente da CBF, e a CBF é a entidade maior do futebol e a mais corrupta, através da qual a gente tem visto essas falcatruas, essas ilegalidades e sacanagens, eu acredito que a quebra de sigilo desse senhor seja bem interessante para a gente entender o que ele realmente vem fazendo com o nosso futebol”, afirmou Romário.

Escalado pelo PMDB para ditar o ritmo da CPI, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que é relator da comissão, afirmou que não era o momento de quebrar o sigilo do dirigente, mas foi voto vencido. O colegiado também aprovou a quebra de sigilo do empresário do setor de turismo e eventos, Wagner José Abrahão, parceiro da CBF.

Foram convocados para depor na CPI os empresários Kléber Leite e Cristian Corsi. Leite é presidente da Klefer, empresa de marketing esportivo. Corsi é executivo da Nike no Brasil, empresa que fornece material esportivo para a seleção brasileira. O presidente do Vasco, Eurico Miranda, por sua vez, foi convidado. A diferença entre convocação e convite é que os convocados são obrigados a comparecer à comissão.

O colegiado, no entanto, não aprovou a convocação de Del Nero e do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. Segundo Romário, as investigações precisam avançar para que isso aconteça. “Mas vocês podem ter certeza, a palavra dada será a palavra cumprida, eles, por minha parte, serão sim convidados a vir à CPI, porque são pessoas que têm muito a nos contar sobre o futebol brasileiro”, disse.

A CPI também aprovou o pedido à CBF para ter acesso aos contratos referentes aos amistosos da seleção brasileira dos últimos dez anos. Em maio deste ano, o jornal O Estado de S.Paulo revelou contratos comerciais da CBF com seus parceiros. De acordo com as reportagens, a entidade “vendeu” a seleção brasileira a representantes. As reportagens foram assinadas pelo correspondente do jornal em Genebra, Jamil Chade, que participou da

Viagem

Também foi definido que um grupo viajará aos Estados Unidos para ouvir detidos no escândalo da Fifa – empresários e dirigentes presos em Zurique no dia 27 de maio. A CPI espera ouvir a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, que lidera as investigações as denúncias de corrupção contra a Fifa. A comissão também convidou o jornalista inglês Andrew Jennings, autor de livros sobre corrupção na Fifa, a colaborar com as apurações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here