Chegou a hora. A partir desta segunda-feira, a seleção brasileira estará concentrada com o intuito de em 48 dias levantar o troféu de hexacampeã mundial. O início das atividades aconteceu neste 26 de maio, em Teresópolis, a estreia na Copa vai rolar em 12 de junho, em São Paulo, contra a Croácia e a esperada decisão está marcada para 13 de julho, no Maracanã.

Os jogadores foram recebidos no início da tarde pelo treinador Luiz Felipe Scolari, que já havia chegado na Granja Comary, ‘quartel general’ do time, um dia antes e em cinco minutos de conversa ouviram do comandante que era preciso atender a obrigações comerciais. O grupo todo teve que perambular pelos stands dos patrocinadores espalhados pela área de imprensa.

Mais tarde, o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira concedeu entrevista coletiva ao lado do auxiliar de Felipão, Flávio Murtosa, e indicou como seriam os primeiros dias de preparação.

Ainda na segunda, exames médicos. À noite, outra conversa com Scolari, esta, mais séria.

“O objetivo do papo – É mostrar pros jogadores o que vai acontecer daqui ao final da Copa. Os horários, as renúncias que têm que ser feitas, o preço que tem que ser pago. Tem que haver uma dose de renúncia, se não houver dedicação, se não fizer o óbvio, não atinge as metas desejadas”, disse Parreira.

As avaliações médicas continuam na terça. Parreira e Murtosa garantem que todos os atletas chegam para o Mundial em perfeitas condições. “Rezamos para que ninguém se contundisse”, brincou o coordenador, mas alguns inspiram cuidados.

É o caso da estrela do escrete, Neymar, que ficou um mês afastado dos gramados por lesão em dedo do pé esquerdo até atuar nos 28 minutos finais da última rodada do Campeonato Espanhol, em 17 de maio, contra o Atlético de Madri.

“Quem vai nos dar as condições reais será o departamento médico. Não podemos ultrapassar o que eles determinarem. Acho que o Neymar está em totais condições e não tem nenhum problema médico e sim físico. Esse lado da parte física pode ter alguma alteração”, declarou o auxiliar Murtosa.

Os treinamentos no gramado só começam na quarta, e até lá, o lateral esquerdo Marcelo já deverá ter se juntado ao elenco. Ele foi liberado para chegar depois dos companheiros, já que tem comemorado o título da Champions League, conquistado no último sábado, com o Real Madrid.

A comissão técnica diz ter feito a lição de casa. Parreira relatou que 16 seleções foram estudadas a fundo já antes da Copa, entre elas Espanha, Holanda e Chile, possíveis adversários brasileiros nas oitavas de final e Itália, Uruguai e Inglaterra.

Parreira transpira confiança. “O campeão chegou. O que vocês queriam que eu dissesse, que chegou o time vice-campeão? A primeira coisa é ganhar fora de campo. Quando se prepara fora de campo, se coloca uma mão na taça e nós estamos. Não existe problema para formar um novo time, ele está formado desde a Copa das Confederações. Agora, Felipão vai encontrar, relembrar o que foi feito para começar bem a Copa.”

Fonte: Esportes.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here