O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) fará neste domingo (24) o anúncio oficial a respeito de sua decisão sobre a participação ou não da Rússia nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Antes do anúncio, o comitê realizará uma conferência por telefone sobre o assunto.

Na quinta-feira (21), o Tribunal Arbitral do Esporte confirmou a decisão da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) de banir a equipe de atletismo da Rússia das competições. Darya Klishina, que treina fora do país, será a única atleta russa autorizada pela IAAF para competir como uma participante neutra.

“O COI não hesitará em tomar as mais duras sanções disponíveis contra qualquer indivíduo ou organização implicada”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, comentando um relatório da Agência Mundial Anti-Doping (WADA), que alega, entre outras questões, que as autoridades russas estariam envolvidas em um amplo programa de doping dos atletas do país.

Após a divulgação do relatório, o COI informou que iria considerar a proibição coletiva para toda a equipe russa, levando em consideração o veredito do Tribunal Arbitral do Esporte.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou estaria monitorando de perto a situação. Ele acrescentou que a Rússia lamentava a rejeição do apelo feito pelos atletas do país, já que a decisão se aplicaria a todos os membros do atletismo russo, incluindo os que não foram pegos no doping.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here