O projeto Estradafora segue circulando pela Bacia do Paranapanema, e nesta semana leva sessões de cinema e teatro gratuitas a mais duas cidades da região: Salto Grande, hoje (15) e amanhã (16), e Chavantes, quarta (18) e quinta (19). Realizado pela ONG Teatro de Tábuas, com patrocínio, via Lei Rouanet, da Rio Paranapanema Energia, o projeto proporciona às cidades visitadas uma sala móvel de apresentações, climatizada e com capacidade para 140 espectadores, onde é realizada a programação.

Em Salto Grande, a estrutura está ao lado da Igreja Matriz. Na sequência, o projeto se instala no Lago da Cidade, ponto turístico de Chavantes. Cada município montou a própria programação a partir dos filmes disponibilizados pelo Estradafora: “Pets, a Vida Secreta dos Bichos”, “Zootopia”, “A Era do Gelo 5”, “Curtas Disney”, “Alice Através do Espelho”, e as produções nacionais “Tudo o que aprendemos juntos” e “5X Favela”. A programação inclui, ainda, a peça teatral “Correntes”, encenada pelo Teatro de Tábuas.

Em cada cidade, a estimativa é receber cerca de 1.400 espectadores, em 10 sessões. Por meio de parceria com as prefeituras municipais, os convites são direcionados a alunos da rede pública. Quando há lugares excedentes, eles são disponibilizados à comunidade, também gratuitamente.

Piraju e Fartura serão as próximas cidades a sediar o projeto, nos dias 22 e 23, e 25 e 26 de maio, respectivamente. Em sua temporada 2017, o Estradafora está percorrendo 25 municípios da Bacia do Paranapanema próximos das oito hidrelétricas operadas pela Rio Paranapanema Energia, que é uma subsidiária do Grupo CTG no Brasil. A circulação na região ocorre desde 2011, a cada ano disponibilizando uma nova programação para as comunidades contempladas.

Sobre o Teatro de Tábuas
ONG fundada em 1999, atua em todo o território nacional criando e realizando projetos de democratização do acesso à cultura, descentralizando a produção e apresentação de bens culturais. Para isso, promove parcerias com o setor público, com a iniciativa privada e instituições do terceiro setor.O Circuito Estradafora é um projeto cultural itineranteque circula desde 2004 com espetáculos teatrais, cinema e oficinas.Sua estrutura exclusiva, uma carreta-auditório com cobertura inflável e capacidade para 140 pessoas, proporciona ao público todo o conforto, segurança e recursos técnicos necessários para a realização de atividades artísticas com qualidade.