A Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz realiza até esta sexta-feira (1) em todas Unidades de Saúde das 13:00 as 16:00 horas a Campanha FiqueSabendo.

O FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame, serão ofertados testes rápido para detecção de aids, sífilis e Hepatites B. A campanha em si é específica para o vírus HIV, porém o aumento nos casos de sífilis é preocupante, por isso, a inclusão desse exame na ação.

O objetivo da FiqueSabendo é detectar precocemente os casos de HIV e sífilis, enfrentar a epidemia e reduzir o diagnóstico tardio, além de estimular a população a realizar os testes, principalmente as pessoas que têm vida sexual ativa ou que pertencem aos grupos mais atingidos pela doença.

É importante realizar o teste porque a AIDS não tem cura, mas tem tratamento. Os medicamentos oferecidos a todos os portadores de HIV/AIDS garantem qualidade de vida. Quem tem HIV e não sabe, além de não se cuidar, pode transmitir o vírus involuntariamente. Não deixe o medo e o preconceito impedi-lo de fazer o teste anti-HIV. Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde e para o controle da AIDS no país.

Muitas pessoas acham que HIV e AIDS se trata da mesma coisa, mas o HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a AIDS é a doença provocada pelo vírus. Uma pessoa pode ter HIV e não ter AIDS. A doença pode levar anos para aparecer. Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células da defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar. Atenção! Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter desenvolvido a AIDS. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas.

Qualquer pessoa, independentemente da idade pode realizar o teste, adolescentes maiores de 12 anos de idade não precisam estar acompanhados. É de suma importância levar o Cartão Nacional do SUS ou um documento para preenchimento da requisição do exame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here