A campanha da vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 26 de maio no município de Santa Cruz do Pardo, tendo como dia D, sábado dia 13 de maio.

A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde dos setores público e privado de todos os níveis de complexidade, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescente e jovens de 12 à 21 que estão cumprindo medidas socioeducativas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

Nesta campanha os professores das escolas públicas e privadas serão vacinados mediante a comprovação do vínculo e documento com foto e os educadores físicos que trabalham em academia do quadro da categoria de trabalhadores da saúde

Vacina contra a Febre Amarela
O Ministério da Saúde seguiu a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e estabeleceu que uma dose da vacina de febre amarela é o suficiente para imunizar uma pessoa ao longo de toda a vida, mas em Santa Cruz do Rio Pardo a prática ainda é de aplicar duas doses.

Apesar da mudança anunciada pelo Ministério da Saúde, pelo menos por enquanto os postos de saúde da região estão mantendo o protocolo de aplicação de duas doses de vacinação contra a febre amarela.

Segundo a secretaria de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, o grupo de vigilância epidemiológica do estado ainda não comunicou qualquer alteração no sistema atual.

Santa Cruz do Rio Pardo teve um caso confirmado no início do ano. Foi em um rapaz de 17 anos que recebeu tratamento e depois foi liberado. Ele teria sido picado por um mosquito infectado na área rural do município. No local foram encontrados macacos mortos, um sinal da circulação do vírus. Para imunizar a população foi feita uma campanha de vacinação e mais de 7 mil doses foram aplicadas.

É preciso imunizar crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos. Para quem ainda não foi vacinado, a orientação é receber a dose única. A recomendação é apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here