O presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve episódio isolado de febre nesta quarta-feira (6) e foi submetido a uma tomografia de tórax e abdome que mostrou “boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia”, segundo boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira (7) pelo Hospital Albert Einstein.

Bolsonaro passou por uma cirurgia para retirar uma bolsa de colostomia e refazer a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso no dia 28 de janeiro. Ele está internado na unidade semi-intensiva do hospital.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, os novos exames detectaram que a pneumonia tem causa bacteriana. “Fizeram exames viral e bacteriano, e descartaram o viral. Trata-se de uma causa bacteriana”, afirmou o porta-voz. “Algumas causas podem ser geradoras dessa pneumonia, mas ficar na suposição não me parece adequado.”

Um novo antibiótico foi incluído no tratamento e deve ser administrado por sete dias.

Ainda segundo o boletim, “foi realizado um ajuste na antibióticoterapia e mantidos os demais tratamentos”. “[Bolsonaro] Continua sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdome e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral.”

O presidente fez exercícios respiratórios e caminhou no corredor. As visitas permanecem restritas por ordem médica.

Segundo o porta-voz, “o estado de saúde do presidente é o esperado dentro desse pico térmico que lhe acometeu na noite de ontem [quarta]”. “Por precaução os médicos fizeram exame de imagem, incluso tomografia por contraste. O pulmão tinha uma imagem que era compatível com pneumonia.”

Rêgo Barros afirmou: “O presidente vem recebendo administração de antibiótico de amplo espectro. Médicos optaram por acrescentar uma nova medicação. Esta ação vai debelar essa pneumonia que foi encontrada em seu pulmão”.

Segundo ele, a temperatura febril do presidente chegou a “cerca de 38°C”.

Vontade de bife com fritas
Rêgo Barros disse que, pela manhã, Bolsonaro caminhou por duas vezes. “À tarde ele caminhou mais duas vezes, bem disposto. Conversamos por uma hora sobre vários temas. Estava de bom humor, bem fisicamente, demonstrando aceitabilidade da administração das drogas.”

Bolsonaro segue tomando copos d’água – também cogitou-se a possibilidade de beber café.

“Me perguntaram qual era o desejo do presidente em termos de prato: um bife com batata frita. Vai demorar, mas, assim que ele sair, nós vamos fazer um bife especial para ele”, afirmou o porta-voz.

Nova foto
O Palácio do Planalto divulgou na tarde desta quinta uma foto de Bolsonaro fazendo caminhada no hospital com a sonda nasogástrica e fazendo sinal de positivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here