A natação é uma das principais alegrias para os jovens, Manoel Inácio Rodrigues Bueno, de 13 anos e João Pedro Posso Teixeira, 10 anos. Ambos são integrantes do Projeto Braçadas do Futuro, de Santa Cruz do Rio Pardo, e colecionam medalhas e troféus das provas que participaram desde que começaram a competir. Juntos eles somam 211 medalhas e 29 troféus.

Manoel começou a nadar há sete anos, como forma de amenizar problemas respiratórios, e de lá pra cá não parou com o esporte. Desde 2011 quando começou a competir, são 134 medalhas e 21 troféus. Ele conta que nunca deixou de trazer medalhas das provas que participou, mas que o início não foi fácil. “Na primeira vez chorei bastante por ter medo do não conseguir, mas agora tenho mais confiança, pois me dedico bastante e quem sabe o esporte que começou como hobby pode ser minha escolha profissional”, conta.

O atleta fala da preparação necessária para as competições- infantil 2-, que reúne treino, alimentação adequada e qualidade no sono. “Fico muito feliz, pois eu e minha equipe levamos o nome de cidade pelo Estado”.

João Pedro, aluno do quinto ano, compete há quatro anos e participa da equipe há seis anos. Neste período, ele conquistou 77 medalhas e oito troféus.

O jovem atleta que compete na categoria Petiz 1 diz conciliar seus estudos com o esporte que mais gosta. “Quando estou nadando sinto uma sensação muito boa. Por isso continuarei treinando para melhorar as marcas”, diz.

O pai Elvis Souza Teixeira demonstra seu orgulho pela trajetória do filho. “Acompanho todos os treinos e sempre que possível estou presente nas competições, o incentivo, pois percebo o quanto ele gosta e atinge bons resultados neste esporte que exige tanta disciplina”.

A próxima competição para os atletas e demais integrantes do Projeto Braçadas do Futuro é neste sábado (12 de maio), em Bauru.

O projeto Braçadas do Futuro foi aprovado pela SELJ (Secretaria do Estado de Esporte Lazer e Juventude), em março.

O projeto funciona por meio de recursos disponibilizados por empresas, através da Lei de Incentivo Fiscal, que possibilita o repasse de até 3% do ICMS para ações como o Braçadas do Futuro. O proponente do projeto à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude foi o Clube Recreativo Eldorado.

A equipe, que já conta com uma trajetória, anterior ao projeto, de 12 anos, vinculada à Afan (Associação de Formação de Atletas de Natação de Santa Cruz do Rio Pardo), atualmente tem 24 integrantes, com idade entre 7 e 16 anos. O técnico é Fernando César Boffe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here