A Appagesp (Associação dos Proprietários de Pátios e Guinchos do Estado de São Paulo), participou do 1º Encontro de Guincheiros, promovido na cidade de Limeira neste último final de semana.

O evento ocorreu nos dias 2 e 3 de abril, foi realizado pelo Segresp (Sindicato das Empresas e Proprietários de Reboque, Resgate, Guincho e Remoção de Veículos no Estado de São Paulo) e teve como objetivo principal unir a categoria em torno da valorização dos profissionais do segmento.

“Gostei muito de estar presente e poder participar e prestigiar este momento que sela ainda mais a união do setor”, falou Carvalho, presidente da Appagesp.

No sábado ocorreram solenidades de homenagens aos trabalhadores do setor. A cerimônia foi no Monumento do Resgate, localizado na Via Luiz Vargas, 1.681 – Jardim Alvorada, que recebe placas com nomes de cidadãos que honram suas carreiras.

As primeiras homenagens, in memoriam, foram prestadas a Wilson Edson Cara e Valdemar Miranda de Oliveira Neto, ambos trabalhadores da categoria que faleceram durante o exercício da profissão. As entregas de miniaturas do monumento do resgate foram feitas pelo presidente da Appagesp, Fernando Carvalho e Ismael Rodrigues Fuentes, da empresa União Resgate, de Limeira.

A terceira honraria do dia foi entregue para os homenageados, o filho de José Jorge Coco Saraiva, o Sr. Wilson Jorge Coco Saraiva. A congratulação foi entregue pelo presidente do Segresp, Robson das Neves. A quarta e última homenagem do dia foi ao presidente do Sindiguincho de Espírito Santo, Cardoso Kartiel, entregue por Paulo Pinheiro da Europ Assistência.

“Trouxemos este modelo de condecorações dos Estados Unidos e adaptamos ao Brasil. É a primeira vez que homenageamos os guincheiros que perderam suas vidas durante o trabalho, tendo em vista, muitas vezes ser uma carreira perigosa”, ressalta Ismael Fuentes.

Já no domingo foram realizadas palestras e reunião da mesa diretora, na Chácara Jacarandá, em Limeira.

Entre os assuntos debatidos, a criação de uma Federação dos Guincheiros, dificuldades econômicas enfrentadas pela categoria e ainda a relação do Segresp com o Singuesp (Sindicato dos Guincheiros Removedores de Veículos do Estado de São Paulo).

Para Ismael Fuentes, os acordos promovidos entre os sindicatos, no Estado de São Paulo, não contemplam direitos importantes aos trabalhadores, como opção de insalubridade ou periculosidade. Por outro lado, os salários pagos são mais altos em relação a outros estados. “No estado do Espírito Santo, por exemplo, o Sindiguincho, garante a inclusão destes benefícios no acordo. Para nós, a convenção coletiva em andamento prejudica a categoria até por isso estamos estudando novas alternativas de mercado”, alertou Fuentes.

Logo após os debates foi ministrada uma palestra pelo economista, Paulo Carlos Merlo, sobre cooperativismo e as vantagens asseguradas pela Constituição Federal.
O palestrante destacou os direitos e deveres e a autonomia das associações e sindicatos na realização de contratos e prestação de serviços.
Depois do bate-papo os convidados puderam participar de uma confraternização.

A Appagesp seguirá presente nos eventos promovidos para debater as demandas do setor. Desta forma levar aos seus associados informações e novidades importantes para planejamento de ações em benefício da categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here