A cota de exames mensais garantida pelo Ministério da Saúde ao Setor de diagnóstico por imagem da Santa Casa é de 340 mamografias, no entanto, apenas 120 são realizadas, ou seja, 35% do total é efetuado.

Entre outubro, mês em que é realizada a Campanha Outubro Rosa, e dezembro foram registrados 1.600 exames, contudo, em janeiro esta estatística já reduziu e voltou ao número até então computado.

Segundo o responsável pelo setor de radiologia da Santa Casa, Lourival Pereira Heitor, “é importante ressaltar que mulheres com idade acima de 50 anos devem procurar o setor, munidas do cartão do SUS para agendamento de horário e realização do procedimento totalmente gratuito. Nesta faixa etária não é necessário o agendamento. “O número já reduziu drasticamente neste início de ano, a prevenção deve ser realizada durante todo o ano e não apenas durante a campanha”.

Estatísticas apontam que se diagnosticado em estágio inicial o câncer de mama tem 90% de chances de cura, ainda assim a doença é uma das principais causas de morte das mulheres.

Caso a mamografia identifique qualquer tipo de alteração, a paciente é encaminhada para a realização de ultrassom e consulta com especialista.

As mulheres com idade inferior a 50 anos que sentirem algo diferente nas mamas, como caroços, também devem procurar o posto de saúde ou agente de saúde para agendamento do exame.

O setor de diagnóstico por imagem funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here