Por meio da instalação de 18 painéis fotovoltaicos, com capacidade de geração de 4500 watts, a Antena A FM, é a primeira emissora de rádio do interior de São Paulo, que irá utilizar a radiação solar para a geração de energia elétrica.

Para a implementação do sistema, a micro usina fotovoltaica passou a ocupar parte do telhado do estúdio principal da emissora. Os geradores, instalado pela Crepaldi Energy, começarão a funcionar nos próximos dias.

A decisão de investir em energia renovável foi tomada no ano de 2017, já que existe uma preocupação da direção da Antena A FM com a sustentabilidade e também uma tendência de redução de gastos a médio e longo prazo.

No final de 2018, teve início o processo burocrático, que inclui projeto, busca de empresa para execução, de linhas de crédito para o financiamento, bem como as licenças necessárias.

Além da redução no custo mensal com energia elétrica, entre os benefícios da implantação do sistema está a utilização de fonte de energia renovável e sustentável, o fato de a radiação solar ser um fenômeno natural, não poluente e com grande vantagem de ser inesgotável.

Vale lembrar que esta modalidade de geração de energia pelo próprio consumidor foi estabelecida com a Resolução Normativa Nº482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a qual entrou em vigor em 17 de abril de 2012. Por meio dela, a geração de energia é realizada em pontos diversos, por meio de sistemas geradores que ficam próximos ou até mesmo na própria unidade consumidora (casas, empresas e indústrias) e que são ligados à rede elétrica pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here