A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou nesta terça-feira (12) recurso da Eletronorte, empresa do grupo Eletrobras, contra a multa de R$ 5 milhões por falhas em uma subestação no Maranhão que causaram o apagão de setembro de 2012, que atingiu 11 estados.

Durante o julgamento do recurso, o relator do processo, diretor da Aneel José Jurhosa, chamou de “absurdas” algumas das justificativas apresentadas pela Eletronorte, entre elas a de que não teve tempo de treinar funcionários para aplicação de um novo procedimento implantado na subestação, falha que colaborou para a ocorrência do apagão.

A manutenção da multa de R$ 5 milhões foi aprovada por unanimidade pela diretoria da agência.

A queda de energia ocorreu em 22 de setembro de 2012 após um curto-circuito em uma subestação localizada em Imperatriz (MA). A subestação possui um sistema de proteção para evitar que falhas como essa causem queda no fornecimento de energia, que não funcionou.

Para evitar que o curto-circuito provocasse problemas mais graves, foi acionado um mecanismo de proteção de retaguarda: foram desligadas oito linhas de transmissão ligadas à subestação de Imperatriz. Foi esse desligamento que interrompeu o fornecimento de energia para a população de 11 estados: Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here