Os integrantes da Orquestra Santa Cruz tiveram mais uma vez contato com a arte brasileira. Na manhã do último sábado (14), os alunos assistiram ao filme “Tudo que Aprendemos Juntos”, longa-metragem que tem como ator principal, Lazaro Ramos.

“Em um mundo de tráfico e drogas um projeto desenvolvido assim como o nosso interfere fortemente naquela comunidade. Os integrantes da Orquestra se mantiveram bastante concentrados na história”, menciona o responsável técnico e artístico, professor José Magali Junqueira.

O lançamento brasileiro traz a história de Laerte, um músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Ele perde a chance de trabalhar na maior Orquestra Sinfônica da América Latina, frustrado e com problemas financeiros, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes. “Tudo que Aprendemos Juntos” é inspirado na história real da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e conta a emocionante saga de um músico e seus alunos, que tiveram suas vidas transformadas pela arte.

Em abril, os 30 jovens e adolescentes que tocam os instrumentos: violino, viola clássica, violoncelo e contra baixo assistiram ao filme, “O Som do Coração”, dirigido por Kirsten Sherida. O filme narra a história do personagem principal, August Rush, resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista.

“Sempre bom trazer histórias que nos tragam inspiração”, destaca o professor Magali.

As aulas da Orquestra Santa Cruz são realizadas todas as terças e sextas, em duas turmas- das 16h às 18h e das 18h às 20h- com ensaio geral aos sábados, das 9h às 12h. Os encontros acontecem no Cras II Betinha, do bairro São José, região periférica de Santa Cruz do Rio Pardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here